André Neves


André Neves nasceu em Recife (PE), mas atualmente reside em Porto Alegre (RS), onde trabalha pesquisando, escrevendo e ilustrando livros infantis. Estudou Artes Plásticas, é arte-educador e promove palestras e oficinas sobre literatura infantil e juvenil. Em 2011 recebeu o prêmio Jabuti de melhor livro infantil pela obra: Obax.








Brinquedos
Editora Mundo Mirim

A menina recebe uma boneca de presente. O menino ganha um palhaço. Mas depois de muita diversão, os dois se cansam dos brinquedos, que ficam abandonados no canto da sala. Porém, será este o destino deles? Descubra o final dessa sensível e solidária história de André Neves, contada por imagens!

Poesias dão nomes ou nomes dão poesias?

Poesias dão nomes ou nome dão poesias?
Editora Mundo Mirim

A obra se utiliza de vários recursos linguísticos, como trocadilhos, aliterações e rimas, onde André Neves brinca com o significa de vários nomes, ora fazendo rimas e contando histórias, ora descrevendo seus significados.


Capa

Malvina
Editora DCL

que seria mais útil que um aparador de sorvete ou um guarda-chuva para não molhar os sapatosTalvez uma máquina fabulosa de despreocupação pra gente grande não ocupar demais a cabeça com tantos problemasassuntos e complicações... E Malvina resolveu um dia inventar tal máquina para ajudar a mãe. Mas aí um inesperado acontece... Onde foram parar suas ideias?
Para você que gosta de histórias, brincadeiras, desenhos e, sobretudo, invenções, André Neves apresenta Malvinauma menina cheia de imaginação.


Maria Peçonha
Editora DCL

Em uma história de tolerância e compaixão, o autor redescobre a lenda gaúcha da menina costureira que fazia tudo florescer
mas se transforma em uma mulher amarga. A narrativa é intercalada com quadrinhas e as ilustrações misturam tecido e colagensAo final do livro  um glossário sobre a cultura popular do Rio Grande do Sul.


Sebastiana e Severina
Editora DCL
As comadres rendeiras Sebastiana e Severina teciam as rendas mais cobiçadas de São Sebastião do Umbuzeiroaté a chegada de um forasteiro. O livro Sebastiana e Severinaganhador de diversos prêmiosé ilustrado com rendas e colagens, e, ao final,  um glossário sobre a cultura popular nordestina.


Margarida
Editora Abacatte

Conhecer o mundo era tudo que a vaca Margarida queria, e as opiniões acerca de seu desejo eram as mais diversas. Até que, seguindo os conselhos de um sábio Jabuti chamado Aurélio, ela foi ao encontro de seu destino... Utilizando uma linguagem poética Margarida é um maravilhoso conto metafórico, ou simbólico, sobre as escolhas de cada um. Sua leitura abre espaço para inúmeras abordagens. Basta abrir os olhos (e o coração) e ver... e sentir...


Livros ilustrados por André Neves:


Cartão Postal
Editora DCL


Conhece o Luiz Raul Machado?
Pois este autor enviou um sonho para vocêdentro
deste cartão-postalLeia-o carinhosamente,vire
página a página bem devagarpara a água do lago
não derramarUma fada triste espera o momento
para dali escapar. E um menino todo silêncio
aguarda o instante para  mergulhar...
Espie!
que pode acontecer quando os sonhos navegam
além dos brinquedos e barcos de papel?
Soltam-se letras e imagens, em um livro ilustrado
por André Neves.
Um livro postal. É para guardar.




O monstro monstruoso da caverna cavernosa
Editora DCL
monstro monstruoso da caverna cavernosa vivia contentedevorando sorvetes e não 
princesascomo era sua obrigaçãoAté que um dia recebe uma carta da Associação dos 
Monstros para cumprir seus deveresDaí sua vida muda completamente e ele descobre que é possível fazer o que realmente gosta. O livro de Rosana Rios é uma história bem-humoradaque ganha ainda mais graça com as divertidas ilustrações de André Neves.


Poesias de dar água na boca
Editora Mundo Mirim


Na Vila Comilança
todo dia tem festança
E Dona fulaninha
nem entrou para a cozinha
porque não tinha ninguém.
Só três fantasmas do além,
que descobriram com o beijo
um baita pedaço de queijo e...


Andersen e suas histórias

Andersen e suas histórias
Editora Mundo Mirim
As histórias que o dinamarquês Hans Christian Andersen escreveu romperam a barreira do tempo e ainda encantam as crianças. Algumas dessas histórias inesquecíveis foram recontadas por Regina Drummond, que manteve intacta a leveza e a poesia que as caracterizam. André Neves ilustrou-as com toda sua arte e um toque brasileiro, de modo a aproximá-las do coração das crianças e de pessoas de todas as idades.

Faniquito e siricutico no mosquito

Faniquito e siricutico no mosquito
Editora Elementar
Frederico é um mosquito mal-educado. Ele quer entrar em certa casa de qualquer jeito, mas a janela não deixa. Por isso ele tem faniquito, dá siricutico e faz mil grosserias. Até que, de repente, descobre que algumas palavras são mágicas e podem abrir a janela ou qualquer porta.

A gargalhada de alegria de dona Ecologia

A gargalhada de alegria de Dona Ecologia
Editora Elementar

Dona Ecologia está fazendo sua parte: cuidar do planeta. Tudo corre às mil maravilhas, até o dia em que ela sonha que os homens estão maltratando a Terra.
Será que é só um sonho? Será que a dona Ecologia poderá dar sua gargalhada de alegria?


A piscina cristalina de Marina
A piscina cristalina de Marina
Editora Elementar

Marina observa a piscina. Resolve dar um mergulho. Arrasta o guarda-roupa e os brinquedos. De repente, chove. Ela sorri. Num texto leve, o autor mostra as diferentes classes sociais e como elas influenciam os sonhos das crianças.



Capa

Iberê Menino
Editora DCL
obra artística de Iberê Camargo é carregada de memóriaspinceladas de uma infância 
resgatadaNesse universoAndré Neves e Christina Dias encontraram ali vozes do que foi seu imaginário. Em Iberê meninoos autores possibilitam diferentes leituras e perspectivas sobre a vida e a arte do artista.


Um teto de céu
Editora DCL
céu vai tão longe e está sempre perto. Para alguns ele é o único teto que ... Em Um teto de céunão  goteiranem vazamento e nenhuma umidadeEsse tetoque é igual 
em todo o mundoé diferente para o povoado de uma cidade em que nunca chove. A visita de uma estrangeira ao lugar muda o cheiro das coisas e a perspectiva da vida dos moradores do lugarejonuma sensível narrativa.


Capa]
Pererêêê Pororóóó
Editora DCL

Diva e Raul sempre ouviram falar de sacismas nunca tinham visto um. 
Até que um dia encontram logo três juntos! E se divertem com eles fazendo adivinhas. A riqueza do folclore brasileiro e suas personagens são aqui resgatadas pela prosa-poética de Lenice Gomes, e ludicamente ilustrado por André Neves.

Capa
Quando o sabiá canta, nossos males espanta
Editora DCL

Porta-voz da realidade brasileira, é o sabiá que conduzirá essa narrativa poética, contando a história de dois reinos diferentes: o reino do Aqui e o reino do Lá. Em Quando o sabiá canta, nossos males espanta, Fátima Miguez parte de 21 provérbios para envolver o leitor nessa fábula nacional, acompanhada dos traços de André Neves.





Gabi, perdi a hora!
Editora Lê
Em 'Gabi, perdi a hora!', o autor narra a história da menina Gabi, de 5 anos, que ao ouvir o pai dizer que havia perdido a hora, se depara com inusitadas e divertidas situações ao tentar achar a tal hora perdida.

Lino
Editora Callis

Conheça a intrigante história de amizade entre o porco Lino, a coelha Lua e a menina Estrela. Tudo começa quando Lua desaparece da fábrica de brinquedos. Descubra por que Lua tem uma luz que acende na barriga! E por que ser que Lino gosta tanto dela?

Dona Saudade

Dona Saudade
Editora Callis
Quem já perdeu um brinquedo de estimação, um ente querido ou já mudou de cidade sabe o que incomoda Fernando, o personagem dessa história. Este livro trata de forma delicada a saudade, um sentimento que pode ser positivo.

Orelhas de mariposa

Orelhas de mariposa
Editora DCL
Mara tem orelhas de abano. Ou seriam de mariposa? Mara usa meia furada. Ou será que ela tem um dedo curioso? Essa história mostra de forma delicada e bem-humorada que as qualidades ou os defeitos das pessoas podem ser enxergados de diferentes formas, dependendo somente do ponto de vista.

Bebê do coração

Bebê do Coração
Editora Callis
Este livro conta a história de um casal que decide adotar um bebê. Assim, a questão da adoção é apresentada de forma clara e com muito afeto. Por isso, pode ser um instrumento valioso para o início de uma conversa entre pais e filhos ou professores e alunos.

Remédios e seu Demônio

Remédios e seu demônio
Editora Callis
Há algo muito intrigante na amizade entre Remédios e Demônio. Eles se conhecem desde que nasceram, mas existe um problema! Eles não conseguem viver juntos. Por que será? O que está impedindo esta amizade?